Nos primeiros anos do Ensino Fundamental a criança forma novas relações com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de novos conhecimentos.

No Colégio Guarulhos valorizamos as situações lúdicas de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, conduzindo as crianças ao conhecimento do mundo pessoal, familiar e social.

É nesta fase que o aluno terá o domínio da leitura, da escrita e do cálculo, e para atingirmos esses objetivos utilizamos o sistema de ensino SAE Digital, pioneiro em aliar cultura digital ao pedagógico com excelência.

A nova estrutura física do Colégio Guarulhos, aliado ao sistema de ensino SAE Digital, enquadrado na nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), tem como uma de suas principais preocupações atender as Competências Específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental, previstas na nova Base, dando condições ao aluno de conhecer e explorar diversas práticas de linguagem, como visual, sonora, digital, artística, linguística dentre outras, afim de motiva-los a expressar e partilhar informações.